N.º: 370306058
Texto Analisado: "O Animal Social"
A televisão é um dos media mais poderosos dos dias de hoje. Desde os anos 80 que através de pequenas séries e de alguns grandes filmes que vários especialistas se aperceberam das capacidades deste media. A televisão tem a capacidade de criar uma reflexão sobre as pessoas, o público quando visiona algo reflecte de forma involuntária sobre o que viu. Ao reflectir o público está a ser influenciado por este media. Vários filmes fizeram com que o público pensasse em questões não antes abordadas e esses filmes tiveram consequências inesperadas no pensamento das sociedades. Este tipo de consequências não inesperadas pode ser um ponto negativo da televisão pois o tele-espectador pode tirar várias conclusões do mesmo facto logo o efeito que algo pode provocar na televisão nunca pode ser tido como certo.
Com o passar do tempo e aproveitando-se das capacidades deste meio de comunicação vários especialistas questionaram-se sobre se a televisão era um meio de educar as pessoas ou de as convencer. Nós quando estamos em nossas casas a ver televisão somos condicionados de forma passiva por este meio, sem nos apercebermos estamos a receber informação que muitas vezes não queremos e manipulada da forma que nos quiseram dar.
Falando um pouco da capacidade da persuasão da televisão sobre nós, podemos dizer que a persuasão que sofremos deve-se ao facto de estarmos a receber informação por parte de outras pessoas com outros pontos de vista. Quando a informação não é directa(vista por nós) ela automaticamente e filtrado e nós é feito chegar até a nós a informação que os outros nos querem dar sobre aquele facto. A capacidade de persuadir na tv faz com que tenham dito que “na televisão não é preciso ser basta parecer”, ou seja, o tele-espectador pode ser enganado sem sequer de aperceber disso.
Falo agora um pouco da publicidade na televisão. É a televisão hoje em dia o maior meio de publicidade dos nossos tempos e já em épocas passadas mais precisamente nos anos 70 quando ela passou a ser mais popular que se tornou uma maquina de propaganda e de conquista de votos para várias eleições e para convencer certas nações das ideias dos seus lideres. Uma pergunta surge imediatamente,a televisão será propaganda ou educação?
Esta questão é ainda muito actual, para que uma destas duas funções que muitas vezes se misturam possam ter sucesso, a televisão tem de oferecer credibilidade, uma mensagem passada por duas pessoas distintas causa reações distintas e atinge públicos distintos mesmo que a mensagem seja igual.
A televisão é um meio de comunicação e como tal destina-se a uma audiência e a audiência condiciona o conteúdo. Quando fazemos algo em televisão devemos ter em atenção o público a que se destina, pois o tipo de linguagem, a hora do programa etc são condicionadas pelo tipo de público a que se destina isto para podermos persuadir o público da melhor forma. A televisão deve criar um desejo insaciável nas pessoas.
Sem comentários:
Enviar um comentário